COP 30 em Perspectiva: Insper e Ministério dos Povos Indígenas debatem papel estratégico dos povos originários na conferência

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará, representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar sua liderança no debate internacional sobre justiça climática, transição ecológica e proteção ambiental.

Com a missão de aprofundar o diálogo entre academia, governo, sociedade civil e povos indígenas, o Insper e o Ministério dos Povos Indígenas realizam o evento “COP 30 em Perspectiva: Povos Indígenas e as Mudanças Climáticas”. O encontro discutirá os impactos e desdobramentos da conferência para o mundo e para o Brasil, com foco no papel estratégico das lideranças indígenas como formuladoras de soluções socioambientais que integram ciência, meio ambiente, cultura, espiritualidade e tecnologia.

Entre os destaques da programação estão a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e os jovens líderes Thiago Henrique Karai Djekupe e Txai Suruí, que recentemente se tornaram pesquisadores do Insper Cidades, no Programa Cidade +2°C. Thiago é graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, e Txai é graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica e reconhecida internacionalmente por sua atuação na pauta climática.

“A COP 30 é uma oportunidade única de colocar o Brasil no centro das decisões globais sobre clima, mas isso só fará sentido se dermos protagonismo a quem historicamente protege nossos biomas: os povos indígenas. Ao trazer para o Insper vozes como Sonia Guajajara, Txai Suruí e Thiago Karai, queremos romper a distância entre os fóruns internacionais e a vida real, conectando saberes milenares, ciência e políticas públicas que possam, de fato, frear a crise climática”, afirma Tomas Alvim, coordenador do Centro de Estudos das Cidades Laboratório Arq.Futuro do Insper.

COP 30 em Perspectiva: Povos Indígenas e as Mudanças Climáticas
Data: 14 de agosto de 2025 (quinta-feira)

Horário: 8h às 12h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Térreo – Prédio Claudio Haddad, Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia, São Paulo (SP)


Inscrições e mais informações na página do Insper

Deixe uma resposta