Única representante indígena das comunidades amazônicas no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, Priscila Tapajowara, apresenta nesta terça-feira, 21, o painel “Liderança Indígena e uma Bioeconomia Transformadora para Todos”, organizado pela campanha global de defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) #TOGETHERBAND. O debate será moderado por Ana Domingues, CEO da FleishmanHillard Brasil. A sessão acontece em Davos no Arctic Basecamp, e será transmitida ao vivo no Instagram, no perfil togetherbandofficial.
O painel vai tratar da importância das comunidades indígenas da Amazônia para manter o equilíbrio ecológico e mitigar as mudanças climáticas, além da oportunidade da bioeconomia para construir resiliência econômica e cultural entre essas comunidades.
Dado o papel único dos indígenas na proteção da biodiversidade e na prevenção das mudanças climáticas, a realização desse painel em Davos destaca a importância da representação e da participação dessas comunidades em eventos globais, como o Fórum Econômico Mundial, para o enfrentamento dos desafios críticos que serão tratados na COP30, em Belém.
A organizadora, #TOGETHERBAND, trabalha para impulsionar ações em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Também é realizador do painel o Sumaúma Hub, uma iniciativa voltada para acelerar estratégias corporativas rumo a uma economia regenerativa, com foco na COP30.
Além da palestrante Priscilla Tapajowara — líder indígena de 31 anos, natural de Santarém, e também cineasta, fotógrafa e presidente do Mídia Indígena, que há dez anos se dedica a preservar e promover as culturas indígenas –, compõem a mesa o CEO da TOGETHERBAND, Cameron Saul, e e Patrícia Zurita, Chief Strategy Officer da ONG Conservação Internacional, instituição voltada à proteção das principais áreas naturais do planeta.
A edição de 2025 do Fórum Econômico Mundial está sendo realizada de 20 a 24 de janeiro. Está prevista a participação de mais de 350 líderes de diversos países. Neste ano, Davos terá como tema principal “Colaboração para a Era Inteligente”, centralizando os debates nas profundas transformações tecnológicas e seus impactos na sociedade global.
Sobre a #TOGETHERBAND
A campanha #TOGETHERBAND foi lançada no Dia da Terra de 2019, em parceria com a Fundação da ONU, utilizando criatividade e cultura para aumentar a conscientização pública sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e inspirar ações para alcançá-los.
O fio condutor da campanha são suas icônicas pulseiras, feitas de materiais reciclados, incluindo Parley Ocean Plastic®, metal de armas desativadas Humanium, e sementes de açaí. Cada #TOGETHERBAND é feita à mão, por artesãos em Kathmandu, São Paulo e na Amazônia, criando habilidades e meios de subsistência para mulheres e comunidades indígenas locais.
Agora, a campanha conta uma comunidade global ativa, com mais de 500 mil cidadãos e mais de 1 mil embaixadores de diversos espectros geográficos e culturais, incluindo David Beckham, Ban Ki-Moon, e a ativista indígena Txai Suruí, até Naomi Campbell, Elijah McKenzie Jackson, Halima Aden, Mary Robinson, Alessandra Ambrosio e Lewis Hamilton, todos compartilhando suas histórias pessoais sobre a importância dos ODS que escolheram.
