BNDES anuncia pré-chamada para empreendedores de bioeconomia da região Norte

Uma oportunidade aos empreendedores e startups da região amazônica. No próximo dia 1º de agosto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou que irá anunciar as pré-inscrições para o programa de aceleração de negócios de impacto socioambiental, o BNDES Garagem, em conjunto com a aceleradora Quintessa, parceira executora da iniciativa. O anúncio será feito durante o evento, organizado pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil e a gestora de venture capital KPTL, o Bioeconomy Amazon Summit (BAS), que acontecerá na mesma data, em Belém.

O BNDES Garagem, que está em sua terceira edição, visa desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes. Ao todo, o programa já apoiou mais de 200 negócios e tem previsão de acelerar outros 400 até 2028. Ao longo do próximo ano, 100 empreendedores serão acelerados de maneira gratuita: 50 em estágio inicial e 50 em estágio de tração.

“O BNDES Garagem se propõe a ser o principal canal de geração de soluções com potencial de gerar impacto e retorno financeiro”, destaca Anna de Souza Aranha, sócia e co-CEO do Quintessa. “Queremos que participem pessoas empreendedoras de todas as regiões do país, descentralizando do eixo Sudeste. Assim, a pré-inscrição é uma forma de estimular e garantir a participação de negócios da região Norte no programa.”

As pré-inscrições serão realizadas de forma online e gratuita. Os interessados poderão acessar o link para inscrição durante o painel “Incentivos e recursos disponíveis para a inovação da Amazônia” no evento, onde também serão distribuídos formulários.

Sobre o Bioeconomy Amazon Summit (BAS)

O evento, que será realizado no dia 1° de Agosto, em Belém, acontecerá em três ambientes: Arena Empreendedora, Plenária e um Round Table/Salas Temáticas. O objetivo da Arena Empreendedora é promover o encontro dos micro e pequenos empreendedores locais com cientistas e investidores. Neste espaço, 80 startups de bioeconomia vão expor e dar visibilidade aos seus negócios. Das startups selecionadas, cerca de 45 participaram dos programas de apoio da Jornada Amazônia, recebendo suporte, mentoria e conexões estratégicas para aumento de sua competitividade.

O BAS tem o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), da APEX Brasil, do Mercado Livre, do Sebrae (Pará) e da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS). Tem ainda como parceiros: a B3, o Banco Amazônia e a Copastur Viagens e Turismo; como parceiros institucionais: a Associação dos Negócios da Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio); a Climate Ventures, a plataforma CUBO ESG, o programa Empreende Amazônia, a Jornada Amazônia e a consultoria Kyvo Design-driven Innovation; e os parceiros de mídia Exame e Rede Amazônica.

Deixe uma resposta