Interior do Amazonas terá escola técnica de gás e energia

O município de Silves, no Amazonas, ganhará um novo espaço para promover desenvolvimento social, qualificação profissional e técnica de jovens e adultos do interior do estado. Isso porque as obras para a reforma da unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) foram iniciadas neste mês de janeiro. A iniciativa é da empresa de gás Eneva, que opera o Complexo de Azulão na região, em parceria com o governo do estado e a prefeitura. A previsão de conclusão das obras, que englobam a reforma e adequação da Escola Estadual Agobar Garcia, é junho de 2024.

O projeto inicial já inclui os cursos técnicos em Gás e Energia, Eletromecânica, Qualificação em Instrumentação e Agro Arranjos Florestais. Esses cursos atenderão às demandas e vocações específicas da região e as primeiras turmas contarão com bolsas de apoio à permanência na jornada de aprendizado.

“Essa parceria reforça o compromisso da Eneva com o desenvolvimento técnico e sustentável na região, proporcionando oportunidades educacionais e fortalecendo a qualificação profissional no Estado do Amazonas”, destacou o gerente de projetos da Eneva, Newton Boccia, responsável pela UTE Azulão 950.

A empresa contribuirá para a implementação do projeto por meio da execução das reformas de infraestrutura. Também será integralmente responsável pela contratação de fornecedores e prestadores de serviços necessários, bem como pelo pagamento de custos e despesas relacionadas à implantação das reformas. A infraestrutura da escola será administrada pelo Governo do Estado através do CETAM, que poderá utilizar o espaço para o oferecimento de outras oportunidades de qualificação para a população local no futuro. 

Durante o curso, também está previsto que a empresa realize palestras, visitas e aulas práticas para integrar os estudantes ao mercado.

Deixe uma resposta