Fundada em 1616, às margens do Rio Guamá, a cidade de Belém do Pará, capital do estado, completa 408 anos neste dia 12 de janeiro. O município que irá abrigar a COP 30, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, é conhecida como a metrópole da Amazônia.
A cidade surgiu com a ocupação da foz do rio Pará e a partir da construção do Forte do Presépio e da primeira capela, em 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco e seus comandados. Atualmente, com uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, de acordo com o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2022), Belém ainda preserva inúmeros locais paisagísticos, hoje tombados, além de belezas naturais e culinária peculiar.
Os principais pontos turísticos de Belém do Pará são: Estação das Docas, Mangal das Garças, Theatro da Paz, Museu Paraense Emílio Goeldi, Forte do Presépio, Parque Estadual do Utinga, Mercado do Ver-o-Peso, Casa das Onze Janelas, são alguns dos espaços para visitação, e que preservam a história e os detalhes, originalmente presentes na Amazônia.


