Jovens da Amazônia criam negócios sustentáveis e buscam parceiros

Mais de 80 empreendedores de sete municípios do Pará vão apresentar seus negócios, produtos e ideias no Summit Embarca Amazônia – Feira de Negócios Sustentáveis, que será realizado no próximo dia 03 de maio, no Boulevard das Feiras, na Estação das Docas, em Belém (PA).

Aberto ao público, o encontro é realizado pela Hydro e Albras, com execução do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e apoio de prefeituras e instituições locais. Participam 88 jovens dos municípios de Paragominas, Ipixuna, Tomé-Açu, Abaetetuba, Moju, Acará e Barcarena. Haverá uma exposição dessas experiências em estandes.

A ideia do projeto é fomentar o empreendedorismo local e dar a oportunidade para que os jovens apresentem seus projetos para possíveis investidores e parceiros, como empresas, poder público e instituições de ensino. Ao total, são 88 jovens atendidos pelo programa e 35 modelos de negócios apoiados pelo Embarca Amazônia, com atuação nos segmentos de açaí, mel, gastronomia, artesanato, agricultura, turismo, cosméticos, artesanato, cacau, mandioca e economia criativa. 

Esses jovens e seus protótipos de negócios passaram por um processo de seleção que que escolheu 980 jovens na primeira etapa. Na segunda etapa, as melhores ideias foram selecionadas para seguir nas fases de capacitação que envolveram oficinas de educação empreendedora, visando a gerar negócios e renda de maneira sustentável na Amazônia. Em fevereiro deste ano, esses jovens passaram por preparação no Centro de Empreendedorismo da Amazônia, para aprimorar as técnicas de apresentar e promover suas propostas de negócios no Summit Embarca Amazônia.

Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade & Impacto Social da Hydro, disse: “O investimento social em negócios sustentáveis é muito importante para o futuro da região. Baseados na metodologia do design thinking, o Embarca busca apoiar o desenvolvimento de ideias de negócios sustentáveis com foco nos recursos da floresta e na biodiversidade”.

Programação

A partir das 17h, a Feira de Negócios Sustentáveis será aberta ao público, seguindo até às 21h. O evento foi concebido para que o maior número possível de pessoas conheça os trabalhos desenvolvidos pelos jovens empreendedores. O objetivo é que parceiros em potencial possam se engajar para que esses empreendedores deem continuidade aos projetos sustentáveis. Serão apresentadas também as etapas e principais resultados do programa, com exibição de fotos e vídeos.

Deixe uma resposta