Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo de comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, a Americanas S.A. lançou um novo hotsite que tem como foco impulsionar a compra no Jirau da Amazônia, uma loja virtual que divulga o artesanato dos povos tradicionais. Essa inserção dos produtos confeccionados na Amazônia no e-commerce da Americanas já acontece desde 2019, através de uma parceria da companhia com comunidades tradicionais, Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Associação Zagaia. O projeto reúne produtos feitos por cerca de 340 artesãos de 20 comunidades tradicionais do Amazonas e tem 100% do lucro revertido para projetos de parceiros locais.
Além do novo hotsite, outra boa notícia no mês em que se comemora o Dia da Amazônia (05/09), segundo a FAS, a companhia quer ainda ampliar a discussão sobre soluções para o desenvolvimento sustentável da região, tema de episódio especial do SomarCast, podcast da Americanas S.A., lançado esta semana nas plataformas de streaming de áudio. Sob a condução de Nina Silva, empreendedora e sócia fundadora do Movimento Black Money, o podcast contará com a participação de Neluce Soares, consultora de projetos socioambientais no Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ); Wildney Mourão, gerente de empreendedorismo da Fundação Amazônia Sustentável (FAS); e Bruna Saboia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A..
Aliada no combate às mudanças climáticas e à sua estratégia ESG, segundo a FAS, a Americanas S.A. investe, há mais de 4 anos, na valorização dos povos da Floresta por meio de projetos de empreendedorismo, educação, inclusão digital e gestão de resíduos.
“Buscamos, cada vez mais, somar forças para a construção de um Brasil e um mundo mais inclusivos e sustentáveis, por meio de projetos que gerem transformação e impacto. Com o Jirau da Amazônia, ajudamos a levar os produtos da Floresta para mais de 53 milhões de clientes ativos da nossa plataforma, movimentando a bioeconomia e contribuindo para manter a Floresta em pé”, comenta Bruna Saboia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A..
A iniciativa da loja virtual, que disponibiliza o espaço de divulgação desde 2019, ainda preconiza a formação e capacitação dos artesãos e leva o mundo digital para as comunidades que ficam distantes, sendo uma ferramenta de comercialização essencial para essas populações.
“Falo com muita alegria que faço parte dessa rede de serviço que a Americanas S.A. presta na Amazônia. Nós, ribeirinhas, utilizamos os recursos naturais de forma equilibrada e sempre respeitando a natureza. Temos habilidades riquíssimas em bioeconomia local. Hoje, através do Jirau, podemos mostrar o trabalho socialmente feito com inclusão do povo ribeirinho para todo o mundo.” disse Izolena Garrido, artesã conectada ao Jirau da Amazônia.
