Com o nome “Eu Voto na Amazônia Viva”, vários eventos foram realizados no mês de setembro em alusão à Semana da Amazônia. Os eventos se concentraram em Manaus (AM), com mobilizações também no Acre, Amapá e Maranhão. Os eventos que foram realizados de forma presencial e on line foram promovidos pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e reuniu mais de 18 mil pessoas em prol da conservação da floresta em pé.
A programação incluiu ações de engajamento, apoio a festivais culturais, exposição e lançamento de um podcast, apresentação musical no Teatro Amazonas, entre outras atividades. Um dos destaques da Semana da Amazônia foi o Esquenta da Virada Sustentável Manaus, que reuniu aproximadamente seis mil pessoas em três dias de programação. A ação teve o intuito de despertar na sociedade a importância da conservação ambiental, de forma leve, descontraída e acessível. Na ocasião, houve uma edição especial da Feira da FAS com a participação de 40 expositores.
O evento também contou com a coleta de assinaturas do projeto Amazônia de Pé, iniciativa da organização NOSSAS que visa colher assinaturas para a criação de um projeto de lei de iniciativa popular que destina quase 50 milhões de hectares de florestas públicas na Amazônia para o manejo de povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e Unidades de Conservação (UCs).
A Virada Sustentável também realizou um ato de mobilização no Largo de São Sebastião, com a abertura de faixas com as mensagens ‘Amazônia de pé’, ‘Amazônia viva’ e ‘Somos a última geração que pode salvar a Amazônia’, em parceria com a campanha “Eu Voto na Amazônia Viva”. As mensagens foram filmadas por drone e amplamente divulgadas nas redes sociais da FAS e de parceiros.
No dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, em uma apresentação de iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, no Teatro Amazonas, a artista Márcia Siqueira ainda realizou a interpretação da música “Amazônia”, ação articulada pela FAS em homenagem à data. O vídeo renderá um clipe oficial da música que terá lançamento em breve.
Outro destaque da Semana da Amazônia da FAS foi o lançamento do podcast ‘PodFAS’, que aborda, quinzenalmente, assuntos relacionados ao meio ambiente e aos povos da floresta, com foco na Amazônia brasileira. O primeiro episódio já está disponível no Spotify e foi comandado pela superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcléia Solidade, que entrevistou o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, sobre o tema ‘Eleições e o futuro da Amazônia’.
No dia 04 de setembro, na cidade de São Luís, no Maranhão e em parceria com o coletivo Resistência Cultural Upaon-Açu – Re(o)cupa, a campanha “Eu Voto na Amazônia Viva” esteve no Rexistência Fest II, edição que contou com uma série de shows de artistas como Curumin, Anelis Assumpção e RAPadura e outras manifestações artísticas.
Em Macapá, nos dias 05 e 06 de setembro, “Eu Voto na Amazônia Viva” participou das ações do coletivo Utopia Negra Amapaense, com roda de conversa e oficina realizadas em uma escola e um centro comunitário da capital. Entre os temas abordados, justiça climática, racismo ambiental. As programações fizeram parte do Festival “Nossa Amazônia”.
As mobilizações “Eu Voto na Amazônia Viva” realizaram a distribuição de materiais de comunicação e propuseram um diálogo com os públicos sobre a importância de se informar e escolher projetos de futuro sustentável e prosperidade para a Amazônia nestas eleições.
No total, mais de 15 mil pessoas compareceram nos 3 eventos nesses estados da Amazônia Legal. “Eu Voto na Amazônia Viva” é uma iniciativa da Fundação Amazônia Sustentável. Acesse http://euvotonaamazoniaviva.org/ e saiba mais.
